segunda-feira, 18 de maio de 2009

Relaxar é uma necessidade


E aí? Pra relaxar, como faz? Precisa de alguns vários anos de treinamento no Tibet? Precisa saber dormir em cima de cama de pregos? Será que relaxar é só pra quem tem tempo pra dormir 16 horas por dia?Relaxar é só pra quem pode?Eu tenho uma boa notícia: Se alguém te disser alguma dessas coisas ali acima, tenha a tranqüilidade de saber que essa pessoa está redondamente enganada. Relaxar não exige recursos de alta tecnologia, nem a fortuna do Sílvio Santos. Relaxar não exige que tudo dê certo na sua vida o tempo todo (Se isso acontece na sua, você realmente deveria escrever um livro. Seria uma história não-ficcional inédita), exige que você encare as coisas que não dão certo de maneira positiva. Não exige que você pare o tempo, só exige que você pare a sua cabeça. Aparentemente, isso é que é mais difícil =p
Temos nos tornado impacientes, brigões. Quebramos nossos próprios recordes em percentuais de pessoas com problemas no coração, gastrite nervosa, tensão muscular, dores de cabeça que vêm não se sabe de onde, noites mal dormidas… E o pior, o mais bizarro e o mais chocante disso tudo: se tornou normal pra nós. Hoje, se observamos uma pessoa ouvir um desaforo e responder com um sorriso e não se importar, achamos chocante, anormal. Será que era nesse ponto que a gente queria chegar?Certamente que não.
Mas, como diria certo herói latino: “palma, palma, não priemos cânico”. Cada um pode reverter isso da sua vida. Há maneiras de desacelerar a mente e relaxar. Eis algumas delas:

1-A prática da respiração. Parar um pouco todos os dias para se concentrar na respiração, e reeducá-la. É mais ideal fazê-lo e um lugar tranqüilo, onde só você esteja. Fique com as costas retas. Respire devagar, pelo nariz. Inspire curto, solte longo. Encha o abdome e não o tórax quando puxar o ar, e comprima-o um pouco quando soltar o ar. Faça várias vezes. Se não estiver em um lugar ideal, tudo bem. Faça no ônibus, na fila do banco, na fila do médico, no intervalo das suas aulas.Mas faça. Tire tempo para treinar isso. Respirar direito é uma das nossas maiores necessidades.

2-Alongue-se. A tensão neuromuscular causada pelo stress e pela ansiedade traz desconforto. Que traz mais stress. Que traz mais tensão. Que traz mais stress. Que traz mais… Enfim, você entendeu. E a sensação de desconforto não vem sem motivo: o músculo tenso não deixa o sangue circular direito, e assim o corpo deixa de receber o oxigênio e os nutrientes necessários. Alongar-se faz o sangue circular melhor e relaxa os músculos.

3-Massagem: como não poderia faltar, é um dos recursos mais profundos de relaxamento a nível físico e mental. A massagem terapêutica trabalha a circulação; ajuda a soltar os músculos, diminuindo a sensação de cansaço; ajuda a resgatar a consciência corporal; desfaz nódulos de tensão; ajuda a mente a relaxar e se voltar para a tranqüilidade e não para o stress; entre outras benefícios.

Marque uma sessão para conhecer os benefícios da Massagem Terapêutica e do relaxamento. Tire esse tempo para você!
Ligue (63) 3216-2427 (Clínica dos Pés) , ou fale comigo mesmo: (63) 9222-0598


Um comentário:

  1. Boa tarde, Tiago. Trabalho aqui no jornal O GIRASSOL e vi a matéria que a Leilane fez sobre a massoterapia com você. Achei muito interessante o trabalho. Parabéns pela atuação numa área tão importante para ajudar os demais na busca pelo autoconhecimento.
    Faço Yoga há pouco tempo - inclusive vi seu folder lá no instituto - e já percebo nitidamente os benefícios deste estilo de vida que sabiamente foi deixado pelos antigos orientais para todos nós, irmãos na fé.

    Um abraço e sucesso sempre.

    Sonielson Lucinao de Sousa
    www.ogirassol.com.br

    ResponderExcluir